terça-feira, 2 de outubro de 2012

Purê de mandioquinha com charque

É sempre um privilégio poder levar para dentro de casa a cozinha brasileira. O Brasil é rico em alimentos regados de cores, aromas, cores e sabores. A receita a seguir mistura sabores bem brasileiros e é ideal para ser apreciado em dias que faz aquele friozinho.


Você vai precisar de:

Para o purê de mandioquinha:
400 g de mandioquinha
4 dentes de alho
50 ml de creme de leite fresco
30 ml de manteiga de garrafa
1 pitada de noz-moscada
Sal a gosto
20 g de queijo parmesão

Para o molho de pimenta agridoce:
125 g de açúcar
125 ml de vinagre de maçã
25 g de gengibre picado
2 unidades de pimenta dedo-de-moça

Para o charque:
600 g de charque
100 g de manteiga de garrafa
4 dentes de alho
1 cebola roxa
½ pimenta dedo-de-moça sem sementes
1 colher (chá) de semente de coentro
Cebolinha a gosto
Sal a gosto
Pimenta-do-reino a gosto

Para o purê de mandioquinha
Descasque as mandioquinhas e corte-as em pedaços menores para assar mais rápido. Forre uma assadeira com papel alumínio, descasque o alho e coloque o alho e a mandioquinha na assadeira.
Tempere com sal e cubra com mais uma folha de papel alumínio. feche bem e leve ao forno pré-aquecido a 180 graus por 30 minutos.
Retire do forno e bata no processador ou liquidificador com a manteiga de garrafa, o creme de leite fresco e o parmesão ralado. Tempere com noz-moscada e bata bem até ficar na textura de purê.

Para o charque
Para dessalgar o charque, lave bem a carne, corte em cubos e leve para ferver 4 vezes. lembre-se sempre de trocar a água após começar a ferver.
Cozinhe com bastante água até a carne ficar bem macia. Escorra o líquido e, com a ajuda de um pano limpo, espalhe a carne sobre a metade do pano, cubra com a outra metade e pressione, movimentando a mão para frente e para trás para desfiar o charque. Reserve.
Corte o alho grosseiramente. Pique bem a pimenta e a cebola roxa.
Esquente uma frigideira e, com um pouco de manteiga de garrafa, frite as sementes de coentro. Acrescente o alho. Assim que o alho dourar, coloque a cebola roxa e a pimenta, refogue por 5 minutos e entre com o charque. Finalize com cebolinha picada. Reserve.

Para o molho de pimenta agridoce:
Leve ao fogo o vinagre, o açúcar, o gengibre, a pimenta picada e deixe reduzir até atingir a textura de geleia lisa.

Montagem
Coloque o purê de mandioquinha em um prato ou combuquinhas de porcelana e por cima do purê coloque a carne desfiada. Regue com um pouco do molho agridoce e salpique por cima um pouco de cebolinha picada.

Nenhum comentário: